-
Arquitetos: Marlon Blackwell Architects
- Área: 700 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Timothy Hursley
-
Fabricantes: DuPont, Armstrong Ceilings, Corbin Russwin, Corian, ELEVATE, Sherwin-Williams
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Montessori está situada num pequeno terreno triangular de um lote propenso a inundações. Seu programa abriga salas de aula, sala de conferências e uma nova cozinha comercial.
Ao ser a primeira edificação construída com base no Acordo de Proteção de Ribeiras de Fayetteville, as condições restritas do terreno ajudaram a dar forma ao projeto. Contratempos consideráveis reduziram a área construível num pequeno triângulo na esquina sudoeste do lote.
Combinado com um orçamento limitado e um curto cronograma, o projeto teve que lidar com um estrito critério ambiental enquanto resolvia as necessidades urgentes para as salas de aula do primário, uma sala de conferências e uma nova cozinha comercial.
O primeiro nível se abre para incluir um jardim de chuva que retém e filtra a água da chuva para diminuir as inundações. Um telhado verde sobre o volume leste ajuda a reduzir deslizamento e serve como isolamento térmico. O segundo nível, ao longo da ala oeste, abriga as salas adicionais.
A paleta de materiais se mantém deliberadamente simples, duradoura e econômica, com um cipreste claro que provê uma textura acolhedora e atrativa à fachada sul e à entrada. O cipreste reaparece sobre a área coberta de jogos. Painéis metálicos pré-fabricados são o revestimento primário para ambos os volumes, cuidadosamente detalhados para melhorar este humilde material através do artesanato.
Este delicado balanço entre programa, orçamento e demandas ambientas resulta numa escola de alto desempenho, com luz natural abundante e que convida estudantes, pais e professores a explorar a relação entre o entorno construído e o mundo natural, evidenciado pela coleção de fósseis e outros artefatos naturais do proprietário.
Com uma certificação LEED Silver, a escola nos demonstra que um compromisso compartilhado com a economia e a responsabilidade ambiental não é exclusivo, mas pode informar e atuar como inspiração.