Um novo material desenvolvido pelos pesquisadores de Harvard é capaz de alterar, sozinho, seu tamanho, volume e forma, segundo afirma um artigo publicado na "The Harvard Gazette". O novo material, inspirado na técnica de origami chamada snapologia, é composto por cubos extrudados que possuem 24 faces e 36 arestas.
O cubo dobra-se sobre suas bordas, originando as mais distintas formas. Durante as provas foi testado o uso de vários acionadores pneumáticos, programando o material para que este se transforme sem nenhuma ação externa. Os acionadores podem ser de qualquer tipo: térmicos, dielétrico ou hidráulicos. Durante os testes, 64 células individuais do novo material se conectaram para formar um cubo de 4x4x4 unidades que poderá, por sua vez, alterar sua dimensão, forma, orientação e até mesmo sua rigidez.
A pesquisa foi liderada por Katia Bertoldi, professora de Ciências Naturais da School of Engineering and Applied Sciences(SEAS); James Weaver, cientista sênior no Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering at Harvard University; e Chuck Hoberman da Graduate School of Design.
“Esse sistema estrutural tem fascinantes implicações na arquitetura dinâmica, especialmente para conceber abrigos portáteis, fachadas adaptáveis e coberturas retráteis” disse Hoberman. “…Essa tecnologia oferece diversas vantagens que são únicas, por exemplo, permite integrar a superfície e a estrutura da peça, sua produção é simples e tem a capacidade de se retrair automaticamente”.
Saiba mais informações sobre este novo material na Harvard Gazette.
Notícias via Harvard