Encontrados em lugares tão diversos como o Zhangjiajie Grand Canyon, a Willis Tower e o Tokyo Skytree, mirantes com piso de vidro se tornaram uma maravilha da engenharia para aqueles que buscam um pouco de adrenalina. Recentemente, a U.S. Bank Tower, no centro de Los Angeles, elevou a aposta em estruturas de vidro ao construir um escorregador transparente na fachada de seu edifício sede. Indo de uma janela no 70° andar a um terraço no 69°, a nova atração abriu ao público no final de junho, oferecendo aos mais ávidos por adrenalina uma vista panorâmica única da cidade.
O escorregador é feito de vidro transparente de aproximadamente 10 cm de espessura e foi projetado pela M. Ludvik Engineering. Esta é a parte mais ousada do projeto de renovação da torre de US$ 50 milhões encabeçado pela Gensler. Com 310 metros de altura, a torre é a mais alta de Los Angeles desde sua conclusão em 1989.
Com uma taxa de ocupação em torno de meros 50%, em 2013 a U.S.Bank Tower foi comprada pela OUE Ltd., de Singapura, que propôs renovar o edifício visando aumentar sua taxa de ocupação e iniciar um processo de "revitalização" do centro de Los Angeles. Prestes a perder o título de arranha-céu mais alto de Los Angeles para a torre Wilshire Grand, que será inaugurada no próximo ano, a OUE precisava de algo extravagante para destacar o edifício no skyline da cidade. Assim nasceu a ideia do tobogã de vidro.
Além do escorregador, o projeto também conta com a renovação dos saguões, um café, um bar/restaurante, além do mirante mais alto da Califórnia.
Via LA Times, vídeo do Wall Street Journal.