Reunindo arquitetos, artistas, chefes de cozinha, designers e engenheiros, o restaurante Food Ink. reivindica o título de "primeiro restaurante de impressão 3D do mundo". O restaurante utiliza impressoras 3D fabricadas pela companhia holandesa byFlow para criar pratos feitos com homus, mousse de chocolate, purê de pera, queijo de cabra e massa de pizza - essencialmente qualquer coisa pastosa. A pasta pode então ser colocada no extrusor para criar esculturas culinárias.
A missão do Food Ink. é explorar a interseção entre uma refeição e uma experiência potencializada pela tecnologia. Segundo sua filosofia, a equipe está "empregando as tecnologias mais inovadoras, como impressão 3D e realidade aumentada, para elaborar a experiência mais interativa e prazerosa possível."
O restaurante espera fomentar a discussão sobre o futuro da alimentação, nutrição e saúde, além de demonstrar como as tecnologias emergentes podem mudar nossos hábitos alimentares e culturais.
Após sua bem sucedida inauguração em abril na cidade de Venlo, Países Baixos, o Food Ink. se deslocará para um novo local em Londres, onde ficará entre os dias 25 e 27 de julho. O restaurante móvel é mobiliado com peças feitas a partir de impressão 3D, incluindo banquetas criadas pelo arquiteto Arthur Mamou-Mani.
As banquetas também estão disponíveis como recompensa para aqueles que contribuírem com a campanha no Kickstarter para construir uma instalação no festival Burning Man deste ano.
Via Food Ink. e The Food Rush