Há alguns meses, o Museu de Arte de Lima (MALI) lançou um concurso internacional de projetos para a sua nova ala de arte contemporânea, que incluiria novas salas de exposição, uma biblioteca, salas de aula, um café/restaurante, armazéns, uma praça pública, acesso à futura estação do metrô e uma proposta paisagística para o parque onde se localiza o museu.
Após receber 387 propostas de 56 países, o júri selecionou os arquitetos de Burgos & Garrido Arquitectos Asociados e LLAMA Urban Design como os vencedores do concurso. Conheça a proposta ganhadora e as outras duas propostas finalistas, a seguir.
PRIMEIRO LUGAR
PATIO & PAVILHÃO
Ginés Garrido I Burgos & Garrido Arquitectos Asociados / Mariana Leguía I LLAMA Urban Design
Grande galeria
No estrato mais profundo da geologia gerada pelo novo museu concebemos uma grande sala, translúcida e flexível, que oferece a ordem circular da modernidade e o classicismo para construir um espaço com capacidade para acolher as múltiplas visões da realidade da arte contemporânea atual. Propomos um espaço iluminado por uma abertura na superfície que captura a luminosidade exterior, uma grelha coberta por uma vegetação exuberante que constrói um espaço exótico, úmido e específico em contraste com o espaço mudo, seco e universal da galeria de exposições.
Pátio dos jacarandás
Junto ao edifício atual do MALI propomos um espaço ao ar livre, uma ideia própria que resolve o fechamento do parque e cria uma atmosfera específica formada por um bosque de jacarandás. Este pátio, que evoca a tradição do pátio limenho, é a entrada do parque e do MALI, que permite controlar o tráfego de visitantes, conduzindo-os aos diferentes acessos de cada área do novo edifício. Os pavilhões que acomodam estes acessos recebem luz e vistas de um mesmo lugar, o pátio, que dá sentido e valor à nova intervenção.
Bosque urbano denso
Propomos restaurar a formidável cobertura vegetal que existia sobre o Parque da Exposição, recuperando o carácter de um grande espaço sombreado, uma grande massa arbórea articulada por caminhos, atividades e pela presença elegante de uma coleção de pavilhões, quatro históricos e quatro contemporâneos, que se oferecem como pequenos cofres delicados dispersos no interior do bosque. Esta nova atmosfera só é possível se previamente se reduz a acumulação excessiva de arquiteturas, algumas medíocres, que hoje invadem e distorcem o parque.
FINALISTA
10688
Lopes Brenna, Moramarco + Ventrella, Filippo Bolognese
A estratégia de intervenção quer devolver ao atual edifício do museu o papel de protagonista urbano e transforma-lo em um elemento de definição mais amplo que inclua o parque de exposições, o estádio nacional e o circuito mágico da água. A nova praça se transforma no principal elemento de acesso dentro do sistema dos parques-museus.
A arquitetura da nova ampliação do museu MALI se mostra como uma superfície, marcando o volume da entrada de modo a criar diferentes condições urbanas: o elemento de definição do espaço vazio e enquadramento da fachada longitudinal do palácio fazem a nova praça e o anterior pavilhão faz o parque. Ao mesmo tempo gera outra praça que tem a capacidade de acolher as duas entradas. A grande abobada se transforma em um novo ícone da nova intervenção, mas sobretudo em uma espacialidade reconhecível, capaz de se estabelecer como um verdadeiro momento urbano.
A intervenção toda foi concebida como um momento único de desenvolvimento da cidade, onde o programa cultural se reflete e gera uma nova condição urbana. Os lugares da arte se transformam em elementos de definição de uma nova maneira de viver a cidade.
FINALISTA
MUSEU EM 3 ATOS
SMAR Architecture Studio (Dr. Fernando Jerez, Belen Pérez de Juan, Luis Pérez de Juan)
Como ponto de partida se implanta um edifício silencioso que, sem competir com o Palácio da Exposição, reforça seu caráter, tem identidade própria e é capaz de manifestar seu conteúdo. A Nova Ala de Arte Contemporânea não é um anexo. O novo museu reforça o antigo. Para evidenciar este gesto, se modifica a topografia do parque para facilitar o acesso ao Museu por baixo, a partir do parque, de maneira que se propõe o Novo museu como Pódio onde se situa o Palácio. O Parque entra no Museu.
O Cidadão como Protagonista
Frente ao tradicional entendimento do Museu como um espaço Top Down, em que o visitante é um usuário passivo; propomos 3 espaços não programados que abrem o edifício para a apropriação do cidadania. De um entendimento do espaço público de Lima associado às concêntricas praças, da fundacional Praça das Armas ou a Praça do 2 de Maio, sede de congregações e eventos ao longo dos anos. Propomos 3 praças circulares, 3 espaços Bottom Up, onde o edifício se abre, fazendo a praça superior gerar 3 espaços cívicos. Seu propósito é provocar que os cidadãos interajam com o museu e participem de uma maneira criativa.
MENÇÕES HONROSAS
O júri considerou importante, além disso, conceder menções honrosas a outros treze projetos que, de uma maneira ou de outra, foram essenciais durante o processo de avaliação - seja por sua originalidade, sua audácia ou por contribuírem com a discussão - e que representam maneiras de ver e projetar a arquitetura que o júri considerou admiráveis e dignas de menção.
Estes treze projetos são, sem nenhuma ordem em particular:
- Luis Calvet Mulleras, Samuel Cárdenas e Antonio Rubio.
- Heike Matcha e Gunter Barczik.
- OB+RA arquitectos (Oscar Borasino, Ruth Alvarado) e LLOSA CORTEGANA arquitectos (Patricia Llosa e Rodolfo Cortegana).
- Zaha Hadid Architects com David Mutal Arquitectos.
- Estudio Campo Baeza com La Fábrica (Álvaro Rivadeneira, Alexander Wiegering) e Ghezzi Novak (Arturo e Gustavo Ghezzi).
- PRODUCTORA (Carlos Bedoya, Wonne Ickx, Victor Jaime, Abel Perles).
- Linazasoro & Sánchez Arquitectura, Juan Manuel Gutiérrez Gonzáles, e Luis Martin Piccini Acuña.
- Philippe Rahm architectes.
- MDDM Studio, Momo Andrea Destro, Margret Domko.
- Buda Mimarlik.
- Andrew Kovacs, Israel Ceja, Peter Boldt.
- Michael Maltzan Architecture com Arup (engenharia).
- Hunerwadel Partnership Basel e Hünerwadel Arquitectos Lima.
JÚRI
O júri foi composto por:
- Kristin Feireiss
- Teodoro Fernández
- Guy Nordenson
- Paulo Dam
- Juan Carlos Verme
- Chris Dercon (Assessor)
Mais informações sobre o concurso aqui.