Um projeto público na Espanha e outro na Polônia foram os vencedores (ex aequo) do Prêmio Europeu Público Urbano do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB). Os vencedores são o projeto do sistema de irrigação de hortas termais de Caldes de Montbui (Espanha) de Cíclica e Cavaa Arquitectes, e o centro para o diálogo 'Przelomy' na praça Solidarność em Szczecin (Polônia), de KWK Promes.
Escolhidos entre 25 finalistas e 276 candidatos, os dois projetos ganhadores da nona edição compartilham o primeiro lugar com quatro menções especiais: "Melhoria do centro de Barkingside" em Londres (Reino Unido); "Sala polivalente" em Molenbeek-Saint-Jean (Bélgica); Anel da memória: Memorial internacional de Notre-Dame-de-Lorette" em Ablain-Saint-Nazaire (França) e o "Jardim dos Cem Céus" em Kiev (Ucrânia).
Juntos a eles, o júri concedeu reconhecimento especial à capital da Dinamarca, Copenhague, "por suas políticas públicas de melhoria da qualidade de vida no espaço público".
Primeiro Lugar ex aequo
Sistema de irrigação de hortas termais / Cíclica + Cavaa Arquitectes
Caldes de Montbui, Espanha
Centro para o diálogo Przelomy / KWK Promes
Szczecin, Polônia
Menções Especiais
Melhora do centro de Barkingside / DK-CM
Londres, Reino Unido
Sala polivalente / Baukunst + Landinzicht
Molenbeek-Saint-Jean, Bélgica
Anel da memória: Memorial internacional de Notre-Dame-de-Lorette / Atelier d’Architecture Philippe Pro
Ablain-Saint-Nazaire, França
Jardim dos Cem Céus / ONG Misto-Sad
Kiev, Ucrania
Reconhecimento especial a Copenhague
Na presente edição do concurso, o júri do Prêmio Europeu do Espaço Urbano decidiu criar uma categoria especial para premiar Copenhague, capital da Dinamarca, por "sua determinação e persistência na reconquista do espaço público invadido pelo veículo privado a favor dos pedestres e ciclistas. Todas estas políticas são fruto de um compromisso que pretende por a qualidade de vida ao alcance de todos, um compromisso que se reflita na abundância de intervenções provenientes da área metropolitana de Copenhague" entre os 25 finalistas do concurso. Alguns dos projetos destacados são:
Cykelslangen / DISSING+WEITLING Architecture
Norreport Station / Gottlieb Paludan Architects
Taasinge Square / GHB Landskab
O júri internacional é liderado pelo arquiteto Enric Batlle, representando o CCCB, e integrando Matevž Celik, diretor do Museum of Architecture and Design de Ljubljana; Hans Ibelings, historiador e crítico de arquitetura holandês; Juulia Kauste, diretora do Museum of Finnish Architecture de Helsinki; Ewa P. Porebska, arquiteta e crítica de arquitetura de Varsovia; Francis Rambert, crítico de arquitetura e diretor do Instituto Français de Arquitectura de París; Peter Schmal, diretor do Deutsches Architekturmuseum de Fráncfort; Dietmar Steiner, diretor do Architekturzentrum Wien de Viena, e Ellis Woodman, diretor do The Architecture Foundation de Londres.
O Prêmio Europeu do Espaço Público Urbano é uma iniciativa do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB), organizada juntamente com o The Architecture Foundation (Londres), o Architekturzentrum Wien (Viena), o Institut Français d’Architecture / la Cité de l’Architecture et du Patrimoine (Paris), o Museum of Finnish Architecture (Helsinki), o Deutsches Architekturmuseum (Frankfurt) e o Museum of Architecture and Design (Liubliana).
Agradecimentos a CCCB.