Dorte Mandrup Arkitekter foram selecionados como os vencedores de um concurso internacional para se projetar o Centro Icefjord na área protegida da UNESCO em Ilulissat, Groenlândia. Vencendo das propostas de arquitetos líderes, como Snøhetta, Studio Other Spaces, Rintala Eggertsson Architects e Kengo Kuma and Associates, o novo pavilhão servirá como exposição e espaço de encontro para os nativos, turistas e pesquisadores do gênero.
Selecionados pelo júri pelo seu "projeto poético e visionário", o edifício toma forma de uma armação gigante de madeira, permitindo que a estrutura flutue delicadamente na paisagem montanhosa do Sermermiut Valley. A estrutura é revestida de tábuas de madeira e se torce para tocar o chão, providenciando acesso para o deque de observação na cobertura do pavilhão. Como novo ponto de partida para o Patrimônio Mundial de Ilulissat Icefjord, o deque na cobertura irá conter também áreas de encontro.
Dentro do edifício, uma grande área de exposições dedicada a narrar a história do homem e do gelo será localizada no ápice da curva na planta. Espaços interiores adicionais incluirão um café e uma loja de presentes adjacente ao espaço de exposição e equipamentos de pesquisa, escritórios e espaços de suporte ao longo das asas. Em corte, a geometria rotativa da estrutura foca em vistas para a paisagem glacial de fora,
O projeto segue a designação de Icefjord como um local de patrimônio mundial da UNESCO em 2004 e será concebido por uma parceria entre o Governo da Groenlândia, Qaasuitsup Kommunia e a organização filantrópica dinamarquesa, Realdania. O pavilhão está programado para ser inaugurado no outono de 2020.
Edit: This article has been updated to include that Studio Other Spaces was also a finalist in the competition.