Apresentamos aqui o sexto e último capítulo de uma série de vídeos produzidos como parte do programa escolha—arquitectura que narram histórias entre clientes e arquitetos a partir do elo que os une: a obra de arquitetura. No processo de escolha de um arquiteto e na relação que se estabelece enquanto se desenvolve um projeto de arquitetura, nascem histórias e criam-se ligações. Uma obra enriquece sempre quem se envolve com ela.
As obras escolhidas abrangem casas particulares, lojas e empreendimentos turísticos localizados de norte a sul de Portugal, envolvendo clientes nacionais e internacionais, arquitetos e arquitetas. Assista, acima, ao terceiro episódio da série Boas Práticas, que conta a história da relação dos arquitetos Nuno e José Maria com sua cliente, Inês.
Durante o período em que era estudante, Inês conheceu duas arquitectas com quem fez amizade. Por coincidência, sempre teve vontade de ficar a viver num edifício da família, situado mesmo no coração de Lisboa.
Mais tarde, após ter começado a trabalhar, ocorreu-lhe perguntar a essas amigas o que poderia ser feito naquele imóvel. Sem hesitação, as amigas propuseram ao escritório onde estagiavam desenvolver em conjunto aquele trabalho.
Inês acabou por definir com o Nuno e José Maria, os arquitetos responsáveis do escritório, alguns requisitos prévios como por exemplo, juntar três pisos estreitíssimos do edifício para habitação, com cerca de 3 metros de largura e 20 de comprido e criar uns pátios onde pudesse desfrutar da magnífica vista sobre uma das colinas de Lisboa.
Segundo Nuno e José Maria, a partir dali estabeleceu-se uma relação de uma enorme confiança no processo, que se tornou fundamental para o resultado final - um maravilhoso apartamento cheio de luz.