Há alguns anos, a companhia chinesa Shenzhen Huashi Future Parking Equipment desenvolveu uma solução inédita para tentar resolver o problema do congestionamento ocasionado pelo rápido crescimento populacional das cidades da China: um ônibus que escapa do trânsito simplesmente passando por cima dele. O projeto atraiu a atenção de diversos especialistas e meios de comunicação de todo o mundo, embora muitos fossem céticos sobre a possibilidade desta ideia render algum fruto concreto. Mas agora, a proposta ousada e aparentemente inviável se tornou realidade.
World's first transit elevated bus, TEB-1 on its launching test Tuesday in Qinhuangdao, N China's Hebei pic.twitter.com/yMepYWD1kD
— China Xinhua News (@XHNews) August 2, 2016
Um protótipo em escala real do Transit Elevated Bus (TEB) começou a ser testado em Qinhuangdao, China. O ônibus, que tem 22 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, pode transportar até 1.200 passageiros e se desloca a 60km/h, aumentando a capacidade de transporte a uma fração do custo da instalação de linhas de metrô ou trem elevado.
No entanto, o TEB ainda não está pronto para ser colocado nas ruas. Por enquanto, ele se limita a uma faixa de 300 metros de comprimento em que será avaliado o sistema de freios e o consumo de combustível. Assim que esta etapa de testes for concluída, o ônibus elevado passará a ser testado em situações mais próximas à realidade do trânsito urbano.
Embora ainda seja um sistema não aprovado, o TEB já atraiu o interesse de outros países, incluindo o Brasil, França, Índia e Indonésia.
Via Shanghaiist e Xinhuanet. H/T Gizmodo.