A Administração de Rodovias Públicas da Noruega iniciou um estudo de viabilidade para a instalação do primeiro sistema de túneis flutuantes do mundo. O país é famoso por seus fiordes, cuja profundidade torna inviável a construção de pontes tradicionais. O modo mais comum de atravessá-los é com barcas, um sistema que é lento e está sujeito às condições climáticas. Com este problema em mente, engenheiros do país começaram a procurar uma solução mais adequada.
Os "túneis flutuantes" poderiam ser uma possível solução -- suspensos por "colchões" flutuantes e estabilizados por treliças e cabos, os túneis passariam 30 metros abaixo do nível da água, possibilitando a passagem de navios na superfície. Interferindo minimamente na superfície da água, os túneis preservariam a beleza natural da paisagem.
Cada sistema consistiria em dois túneis que permitiriam o fluxo nas duas direções, como muitos dos mais de mil túneis rodoviários da Noruega. As autoridades dizem que a experiência de estar dentro dos novos túneis seria similar a estar dentro de túneis convencionais.
O projeto tem um custo estimado em US$ 25 bilhões e poderia ser concluído até 2035. Os estudos de como os fatores ambientais afetariam o sistema apenas começaram, e ajudarão a determinar se o projeto receberá ou não o financiamento necessário para sua realização.
Saiba mais sobre o sistema de túneis flutuantes aqui.
Via Wired, H/T Inhabitat. Imagens via The Norwegian Public Roads Administration.