A torre de observação no porto de Dubai, proposta vencedora de Santiago Calatrava para um arranha-céu residencial e mirante, passou por testes em um túnel de ventos, confirmando a estabilidade estrutural do projeto. Quando concluída, a torre será o ponto central de um masterplan de 6 quilômetros quadrados localizado a apenas 10 minutos do Aeroporto Internacional de Dubai.
Saiba mais a seguir.
A análise foi realizada com um modelo em escala do edifício em 12 testes diferentes, alguns dos quais elaborados especificamente para a estrutura, que será ancorada ao solo por meio de cabos. O resultado dos testes serão usados para determinar a altura final do edifício, além de otimizar a forma do edifício em função do desempenho aerodinâmico. Além dos testes de ventos, o projeto foi submetido a uma série de estudos sísmicos e climáticos.
Calatrava comentou: "Da seleção de materiais à tecnologia usada, cada aspecto da torre foi projetado e desenvolvido de acordo com padrões internacionais de segurança. Os testes no túnel de ventos foram um componente importante na etapa de projeto estrutural, e desenvolvemos técnicas inovadoras de engenharia para garantir a resistência do novo ícone."
A torre será construída no porto de Dubai, próximo ao Santuário Nacional de Vida Selvagem Ras Al Khor, e foi inspirada nas "curvas naturais da flor de lírio, evocando a forma de um minarete, um elemento tradicional da cultura islâmica".