Em 2015, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) foi contemplada pelo programa Keeping It Modern da Getty Foundation, que oferece apoio financeiro a projetos cujo objetivo seja a conservação de ícones arquitetônicos do século XX. O projeto apresentado pela FAU-USP prevê o desenvolvimento de um Plano de Gestão da Conservação para o Edifício Vilanova Artigas, sede da faculdade.
O principal objetivo deste trabalho é quebrar o ciclo de manutenção e de tratamento reativos através de políticas e diretrizes que guiem futuras intervenções no edifício, garantindo sua contínua manutenção e a preservação de seu significado enquanto patrimônio cultural.
Recentemente, como parte dos trabalhos de levantamento, foi iniciado o escaneamento à laser das fachadas do edifício. Trata-se de um processo importante, uma vez que a etapa de documentação é fundamental quando se realiza qualquer projeto em um bem cultural, juntamente às pesquisas histórica e iconográfica.
O levantamento por varredura à laser está sendo realizado pela equipe técnica do Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara. O equipamento funciona a partir da emissão de milhares de pulsos de luz por segundo, com frequência e comprimento de onda conhecidos. A partir do retorno das ondas refletidas, o aparelho calcula a distância de cada ponto e determina suas coordenadas espaciais. Todos os pontos captados pelo aparelho são armazenados e, com o auxílio de um software específico, uma nuvem de pontos é processada, gerando o modelo tridimensional do objeto levantado.
As vantagens deste processo, comparado aos demais métodos de levantamento, são a rapidez e a precisão na captura de dados, assim como a quantidade de informações possíveis de serem extraídas do modelo. No caso do edifício Vilanova Artigas, esta será uma importante ferramenta de quantificação e localização das áreas danificadas e das áreas reparadas na última obra de recuperação do concreto das empenas, que servirão como base de comparação em estudos futuros e para avaliação atual do estado geral dessas superfícies.
Saiba mais sobre o plano de manutenção do edifício aqui.
Texto por: Renata Cima Campiotto, Rodrigo Vergili e Ana Paula Arato Gonçalves