Svante Myrick recusou a vaga de estacionamento a qual teria direito e, em troca, a converteu em um pequeno parque de uso público, ou parklet, como são chamados hoje em dia.
Pouco antes disso havia decidido deixar de usar o automóvel para ir ao trabalho, passando a fazer o trajeto a pé, assim como 15% da população de sua cidade.
Myrick foi, aos 25 anos de idade, eleito o prefeito mais jovem de Ithaca, Nova Iorque, uma pequena cidade de 30 mil habitantes que nem estaria no mapa se não tivesse em seu território parte das instalações da Universidade de Cornell.
A história já tem algum tempo, mas vale a pena contá-la novamente.
Perguntado sobre as razões de ter recusado formalmente sua vaga, Myrick respondeu: "a resposta ao excesso de automóveis não tem necessariamente a ver com a criação de mais vagas de estacionamento... Podemos mudar os padrões de tráfego e estacionamento oferecendo modos alternativos de transporte que sejam economicamente acessíveis, confiáveis e convenientes."
No lugar onde deixaria seu carro, instalou um par de assentos e partes de troncos de árvores convertidos em uma mesa e floreiras. Abaixo do letreiro indicando "Reservado ao Prefeito", colocou outro que, bem humoradamenete, diz: "e amigos". A instalação completa não deve ter custado mais de US$ 200, ainda que, com um pouco de esforço e ajuda, é possível fazê-la de graça. Hoje, o espaço do prefeito é espaço de todos, e, eventualmente, é possível conversar com ele livre e informalmente no local.
Myrick foi reeleito este ano com 89% dos votos.
Originalmente publicado em Pedestre.