A proposta dos escritórios AM3 Architetti Associati e Cannone Architetti utiliza o fluxo da paisagem natural para criar um teatro que se insere numa falésia em Cefalu, Itália. Localizado na base de Rocca di Cefalù, o novo teatro teve que respeitar tanto a importância das estruturas históricas, feitas pelo homem, como a magnitude das falésias e afloramentos rochosos. O projeto brinca com o anfiteatro natural existente, "S. Calogero cavea", acrescentando uma série de intervenções sutis para criar uma nova atração cultural.
A pedra calcária presente em todo o terreno é referenciada pelo grande claro circular, que se assemelha a uma canteira cortada numa paisagem irregular. A escassa vegetação indômita que se mescla com a rocha continua sendo a única flora presente. No claro circular, uma 'cavea' semicircular, a área de assentos do anfiteatro, se eleva num leve gradiente, com seu ponto mais alto próximo ao mar.
O anfiteatro interno que este arco cria entre a cavea ascendente e a rocha dá uma sensação de um recinto semi-fechado, com todo o foco se dirigindo ao interior. No ponto focal sobre a clareira, antes de se começar a falésia, se encontra uma placa circular que atua como o cenário do teatro. A plataforma de madeira tem a falésia como telão de fundo e pode abrigar espetáculos teatrais, musicais e outros espetáculos culturais. Este cenário pode ser utilizado de forma recreativa ou profissional e é acompanhada pelos vestiários situados abaixo da cavea.
O anfiteatro é rodeado por um caminho em sua borda mais alta que circunscreve o novo teatro. Ascendendo pelas escadas junto à entrada, a passarela oferece aos usuários uma 'vista panorâmica' à frente costeira e ao mar. No final do arco, o caminho se estende mais além da clareira e sobre a falésia. Outros três lances de escadas serpenteiam pela falésia em frente ao anfiteatro de madeira, dando aceso à cavea rochosa original.
O uso de carvalho em todo o projeto traz uma sensação de leveza, já que as finas camadas de madeira são postas de forma que a passagem de luz é permitida. A leveza se reitera na reutilização de pedra calcária escavada, o que cria um manto sutil de pedra cinza através da clareira. A implantação do projeto na paisagem existente se faz de forma elegante através da cor, da geometria e das transparências dos materiais escolhidos, assim como a forma sutil da cavea que circunscreve a planície natural.
Arquitetos
Localização
Rocca di Cefalù, Vicolo dei Saraceni, 90015 Cefalù PA, ItalyAno do projeto
2016Fotografias
Notícia via AM3 Architetti Associati.