A proposta de George Batzios Architects para o Centro Cultural Konaki Averof na Grécia apresenta um enfoque sustentável para revigorar um local histórico. O projeto combina elementos da arquitetura e da agricultura para reparar uma estrutura existente com referência nas planícies de Tesalia. A nova arquitetura recria os revestimentos de palha, regenerando o "ambiente dourado" que caracterizou a região no século XIX.
A estrutura se dispersa entre as ruínas dos edifícios na planície de Tesalia, uma extensa área que outrora funcionou como o armazém do território grego. Georges Batzios sugere que a arquitetura histórica não pode ser simplesmente reinterpretada como uma cópia, já que a paisagem evoluiu e a arquitetura original já não é mais funcional. A vida urbana que existia anteriormente foi substituída pela crescente urbanização da cidade de Larissa, e a vitalidade das estruturas existentes se enfraqueceu.
Os arquitetos propõe que as características únicas de Konaki Averof se reforcem mediante a combinação das qualidades antigas e as novas tecnologias de construção. O contexto e o novo se relacionam predominantemente através da materialidade, permitindo a readequação do edifício para revitalizar "o lugar, não apenas o artefato".
Tesalia produzia tradicionalmente plantações de trigo, o que se traduz diretamente no material principal do edifício: a palha. A palha exposta é comprimida e forma toda a pele exterior do edifício. Esta técnica de construção, desenvolvida no norte da Europa, é utilizada pela primeira vez aqui. A capacidade de isolamento do material permite reduzir 95% das necessidades energéticas do edifício, criando um ambiente térmico passivo. Visualmente, apresenta um brilho dourado, restabelecendo a perda de cor e textura das planícies.
A área principal do edifício contém dois níveis; o térreo, que abriga as áreas funcionais do edifício, e o ático, que se converte em "zona social". Os dois foram pensados de formas completamente diferentes, o primeiro em uma clara segregação dos elementos programáticos, e o segundo em um espaço público aberto, que pode ser utilizado livremente.
O projeto foi desenvolvido como resposta ao concurso Konaki Averof Cultural Center, em que Georges Batzios recebeu o segundo lugar.
Notícia via Georges Batzios Architects
Arquitetos
Localização
Tesalia, GréciaÁrea
1200.0 m²Ano do projeto
2016Fotografias
Cortesia de Georges Batzios Architects