A exposição "Utopias Cariocas", montada durante a Semana Design Rio, no Armazém 6, na Zona Portuária do Rio, convida o visitante a conhecer projetos de sonhos para o Rio de Janeiro. A revitalização da Ilha das Cobras, na Baía de Guanabara, a construção de ilhas satélites e a implantação de um sistema de transporte aquático ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, além de teleféricos acima das árvores que fariam a ligação dos parques da Zona Sul à Floresta da Tijuca, estão entre os esboços elaborados por dez renomados escritórios de arquitetura cariocas.
Os profissionais desenvolveram projetos utópicos para a cidade, levando em conta uma pauta que reunia propostas para o transporte, turismo e sustentabilidade. O convite partiu da revista Casa Vogue, responsável pela montagem da mostra durante o evento, que não fez qualquer restrição aos projetos. Os arquitetos trabalharam durante um mês e meio nos projetos e se preocuparam, principalmente, com a mobilidade e o meio-ambiente.
Mauricio Nóbrega, Cadas Abranches, Sérgio Conde Caldas, Indio da Costa, Ouriço Arquitetura, Lia Siqueira, Erick Figueira de Mello, Jacobsen Arquitetura, Gisele Taranto e Bernardes Arquitetura são os arquitetos que encararam o desafio de imaginar um Rio diferente.
A exposição permaneceu aberta ao público de 1 a 4 de setembro, porém, as propostas podem ser vistas aqui.