A X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (X BIAU) já tem data confirmada e acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro deste ano em São Paulo. Um dos eventos mais prestigiados de arquitetura e urbanismo da América Latina e Península Ibérica, a BIAU traz como lema este ano "Deslocamentos".
Os deslocamentos das pessoas historicamente deram lugar a transformações das cidades e dosterritórios, nas quais não contam só os edifícios.
Estas transformações se produzem dentro do complexo campo configurado por forças de significados muito diferentes e que vão dos movimentos das pessoas, causadas pelas migrações do meio rural às novas megalópoles, aos movimentos que supõem o abandono dos centros urbanos. A combinação dessas forças com outros movimentos, como a mudança dos modelos econômicos urbanos, traz consigo novas necessidades, como a renovação e ampliação das cidades e a ordenação integral do território.
A arquitetura e o urbanismo são as ferramentas adequadas para canalizar soluções, tanto materiais como conceituais, que vão da imensa escala territorial até a mais elementar construção de alojamento.
A Bienal Iberoamericana deve prestar contas de quanto sucesso se obteve nesse sentido, por arquitetos e instituições no amplo e heterogêneo espaço dos lugares e sociedades que abarca.
A BIAU deste ano tem como curadores o Ángela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa (Paredes Pedrosa), arquitetos pela ETSA de Madrid, onde são professores de Projeto Arquitetônico. Além disso, a dupla atua como professores convidados de outras universidades espanholas e estrangeiras, incluindo a Escuela de Arquitectura de Pamplona, Universidad de los Andes, na Colômbia e IUAV de Veneza. Críticos e conferencistas em GSD Harvard, ETH Zurich, Accademia di Architettura di Mendrisio e EPFL Lausanne, entre outros.
Ángela e Ignacio atuaram também como curadores do Pavilhão da Espanha na VI Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 1996, e curadores da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo 2012 em Cádiz.
Alvaro Puntoni é o curador responsável por estabelecer a ponte com o Brasil e conta com o auxílio dos curadores nacionais - um de cada país ou região participante:
- Argentina - Mónica Bertolino
- Brasil - Angelo Bucci
- Bolívia - Fernando Martínez
- Caribe - Francisco Rodríguez
- Centro-América - Sandra Gutierrez Poizat
- Chile - David Basulto
- Colômbia - Daniel Bonilla
- Equador - José María Sáez
- Espanha - Begoña Díaz-Urgorri Emparanza, Juan Domingo Santos e Carmen Moreno Alvarez
- México - Frida Escobedo
- Paraguai - Javier Corvalán Espínola
- Peru - Barclay & Crousse Arquitectos
- Portugal - Ricardo Bak Gordon
- Uruguai - Rubén Otero
- Venezuela - Franco Micucci
A abertura da X BIAU acontecerá às 14h do dia 10 de outubro com uma cerimônia em que estarão presentes o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, o presidente do IAB-SP, José Armênio, e o presidente da CSCAE, Jordi Lludevid. A partir de então seguirão as atividades previstas na programação da BIAU, que acontecerão no Auditório do Ibirapuera e no Porão das Artes Ibirapuera.
Para se inscrever nas atividades gratuitas da X BIAU, clique aqui.
SOBRE A BIAU
A Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) é uma iniciativa do Governo da Espanha,em colaboração com diversas instituições iberoamericanas, consolidada após a realização de nove edições anteriores, como uma das referências fundamentais para compreender a situação atual e prospectiva da arquitetura e do urbanismo na comunidade iberoamericana.
Eduardo Souto de Moura recebe o Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo da BIAU
Ganhadores do Prêmio Panorama de Obras da X BIAU
Publicações e vídeos selecionados para a X BIAU
Conheça os 194 projetos selecionados para participar na X BIAU em São Paulo