O Hainan Airlines Group anunciou um concurso internacional entre 10 importantes escritórios de arquitetura para conceber o masterplan e os edifícios centrais de South Sea Pearl Eco-Island, uma ilha situada na baia de Haikou, no arquipélago de Hainan, China. Com participação de equipes chinesas, europeias e norte-americanas, o concurso exige a criação de um centro eco-turístico com habitações, hotéis, atrações turísticas e um porto com capacidade para 2 cruzeiros.
Os organizadores do concurso, China Building Center, selecionaram Vicente Guallart, ex-arquiteto chefe da cidade de Barcelona e diretor de Guallart Architects, para desenvolver a ideia conceitual da ilha, com o objetivo de "propor um novo desenho urbano baseado em princípios ecológicos, utilizando as melhores tecnologias disponíveis e um excelente projeto. Criando assim, um novo ponto de referência para o urbanismo na China".
Depois de um minucioso processo de seleção, participarão do concurso os seguintes escritórios:
- Foster + Partners (Reino Unido)
- Morphosis Architects (EUA)
- Office of Architecture in Barcelona Carlos Ferrater Partnership (Espanha)
- Diller Scofidio + Renfro (EUA)
- IROJE Architects & Planners (Coréia do Sul)
- UNStudio (Países Baixos)
- KuiperCompagnons (Países Baixos)
- The Jerde Partnership Inc. (EUA)
- CCDI (China)
- Boston International Design Group, LLC (China)
Um vencedor será selecionado durante a última semana de agosto por um júri composto por importantes figuras arquitetônicas que incluem: Aaron Betski (USA), Benedetta Tagliabue (Itália), Donald Bates (Austrália), Sergey Kuznetsov (Chefe de Arquitetura de Moscou), Peter Poulet (Arquiteto do Estado de Nova Gales do Sul, Austrália), Horacio Werner (Cisco) e Margarita Jover.
Espera-se que a construção da ilha comece em 2017, com conclusão prevista para 2027. Há vários estúdios em curso para determinar o projeto de outras potenciais ilhas na Baia de Haikou. Hainan, uma ilha ao sul da China, com uma população de 9 milhões, foi declarada como uma província independente em 1988, se tornando um estado voltado ao turismo.