O projeto 'Library as Home', do nArchitects, foi premiado com o primeiro lugar no concurso International Young Architects Design de 2016 para projetar uma biblioteca de 110 mil m² em Xangai, China. Organizado pelo Governo de Xangai, o concurso visava propostas que fortalecessem a distinta influência cultural de Xangai e promovessem a vida comunitária.
Library as Home reflete estes objetivos, servindo como "uma grande casa para todos, com uma rica variedade de ambientes que os cidadãos de Xangai podem se apropriar".
A proposta se inspirou nas conexões entre as pessoas, mídias e na natureza das bibliotecas do mundo antigo.
O projeto consiste em quatro pavimentos abertos e compactos, que se alternam em todo o edifício. Os pavimentos abertos conectam a biblioteca com a natureza e a cidade, enquanto que os pisos compactos armazenam informações em uma ampla variedade de formatos e outras funções de apoio. Espaços para interação social, leitura, pesquisa, arquivo e serviços públicos se estendem por toda a biblioteca.
Os jardins externos criam um interior público e continuo através da conexão dos quatro níveis abertos da biblioteca. Estas plantas abertas se convertem em pátio, sala de estar, atelier e estúdio da cidade e da biblioteca.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Notícia via nArchitects.