Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que nos contem sobre o processo e o de pensamento por trás de suas escolhas de materiais e definem os passos necessários para a construção de suas edificações.
A Casa de Meia Encosta foi projetada pelos arquitetos Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida, a edificação se situa nos arredores da cidade de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo. E um dos desafios enfrentados foi a declividade acentuada do terreno, que já possuía um pequeno terrapleno, remanescente de uma construção antiga. Nós conversamos com o arquiteto Denis Joelsons para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios dos projetos.
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
DJ: Alvenaria de bloco cerâmico e estrutura de madeira.
Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estavam escolhendo os materiais empregados no projeto?
DJ: Esse tipo de decisão passa por um crivo técnico, que tem a ver com o terreno, com o que está disponível na região e com aquilo que a mão de obra sabe trabalhar bem. Contudo, existe também uma afinidade com a tectônica dos projetos das Usonian Houses de Frank Lloyd Wright e com o despojamento das casas de Glenn Murcutt.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
DJ: A ideia de fazer uma grande cobertura sustentada por uma estrutura de madeira muito leve guiou parte do desenho, que prescinde de lajes elevadas do solo.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
DJ: Foi uma solução econômica e ágil. Dentro das capacidades da mão de obra local.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
DJ: A disposição de todos os materiais à vista, sem revestimentos, impõe um rigor na modulação de todo o projeto. Como as instalações ocupam os alvéolos dos blocos cerâmicos, tudo devia estar perfeitamente planejado antes do assentamento da primeira fiada. Conciliar a modulação de diferentes peças, como as placas da telha metálica, os blocos cerâmicos e a lajota pré-fabricada (que cobre os banheiros) foi um desafio importante do projeto.
Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto?
DJ: Sim, cogitou-se a utilização de blocos de concreto pintados, ou de alvenaria de pedra para o arrimo. O bloco cerâmico nos pareceu a opção mais adequada. O desenho de cobertura projetado só seria possível com telhas metálicas.
Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
DJ: Os construtores foram contratados primeiro, e em conversas com a equipe que executaria a obra vimos o que seria viável e o que não. Fornecedores de materiais indisponíveis no local foram pesquisados pela internet e através de indicações de colegas.
Veja aqui o projeto completo:
Casa de Meia Encosta / Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida