ATUALIZAÇÃO: Acrescentamos um vídeo de Thomas Heatherwick explicando o projeto "Vessel", a seguir.
Thomas Heatherwick propôs recentemente um monumento público de Nova Iorque. O Heatherwick Studio divulgou as primeiras imagens de "Vessel", uma estrutura de 15 andares de altura composta por 154 lances de escada interligados que servirão como elemento central de um novo empreendimento em Hudson Yards, Manhattan.
Inspirado na geometria hipnotizante dos poços indianos, a estrutura de Vessel remete à imagem de uma colmeia de abelhas ou playground - e, de fato, o projeto oferecerá aos visitantes a oportunidade de queimar muitas calorias em seus quase 2.500 degraus.
A proposta assume uma forma cônica, passando de 15 metros de diâmetro na base para 45 metros no topo. E, como se a geometria em si já não fosse atraente o bastante, a estrutura metálica será revestida com painéis polidos de cor de cobre, gerando reflexões na praça abaixo.
"Tínhamos que pensar em algo que atuasse como um marco", disse Thomas Heatherwick. "Algo que pudesse ajudar a criar o caráter e a particularidade do espaço."
"A estrutura serão localizada na praça central de Hudson Yards, onde será cercada por jardins perenes e pela cobertura de árvores nativas, além de uma variedade de opções de locais onde os visitantes poderão descansar seus pés."
A plataforma da praça constitui, em si, uma inovação técnica, ao passo que serve, simultaneamente, como cobertura para os pátios ferroviários e reservatório de água pluvial.
O custo do projeto atinge a cifra de US$ 150 milhões, o dobro do orçamento original de US$ 75 milhões.
Saiba mais sobre o projeto, aqui.