-
Arquitetos: Matador Architects
- Área: 900 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tim Van de Velde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na renovação de uma casa unifamiliar do século XVIII e de sua extensão através de uma ala contemporânea. Mais que arquitetônico, este projeto é urbano. Se apresenta como uma articulação entre distintos bairros, espaços públicos e grandes edifícios. É definido por duas linhas.
A primeira vincula explicitamente a Croix Place com a rua Trouille. Esta linha apresenta a "rua do design". Em sua relação oposta, estes lotes já não se dão as costas e agora dialogam através da rua interior.
A segunda, mais implícita, olha para a "Carré des Arts" e indica as janelas que instituem a porta proposta por Matador para integrar o edifício ao lote.
A restauração da secção mais antiga não permite nenhuma intervenção contemporânea na fachada ou telhados classificados como históricos, tendo em vista suas qualidades intrínsecas. Os volumes interiores foram, no entanto, completamente modificados com o fim de oferecer uma maior fluidez, luz e novas funções, assim como uma expressão contemporânea. O pátio do edifício, em forma de "U", possui um importante papel nas decisões tomadas.
A ampliação propõe um edifício que se estende sobre toda a profundidade do terreno. Uma generosa galeria une dois volumes distintos separados por um pátio. Isto permite a distribuição dos locais e assegura a unidade formal dos diferentes elementos.
A galeria está revestida com uma pele metálica de chapa perfurada e dobrada, algumas são fixas e outras móveis. A "pele" é uma vibração poética que se abre e fecha para satisfazer as necessidades e estado de ânimo dos usuários. O policarbonato que cobre os pisos e as placas metálicas perfuradas filtram a luz e definem um ambiente sensível e voluptuoso.