O estúdio novaiorquino Architensions divulgou sua proposta Rising Ryde para um centro cívico em Sydney, Austrália. Com o intuito de envolver as comunidades e contextos locais, o projeto foi concebido como um edifício montanhoso e recoberto de vegetação local, e seu objetivo é dar prioridade às pessoas através de seu complexo sistema de relações sociais e interações com a natureza.
Como um sistema espacial aberto, o projeto "agrega suas micro-células à macro-escala da cidade", e permite que seus usuários definam o uso do espaço, em particular através de um "sistema de circulação entrelaçado, que serve como um condensador social primário, incluindo uma sofisticada sucessão de praças públicas e jardins verticais".
Em vez de criar limites, o centro "multiplica o espaço intersticial", através de paredes transparentes e semitransparentes. Esta abertura faz com que o edifício pareça um dispositivo de proteção para a vida urbana, em vez de uma massa fisicamente imponente.
Similarmente, a vegetação e árvores locais enaltecem o projeto como extensão do ambiente local e a montanha que emerge ao longo da Parkes Street.
O edifício será organizado como uma microcidade com a densidade de vários níveis, intercalando residencial, de escritórios, jardins e outros programas aglomerados.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Neotícia via Architensions.