A arquiteta espanhola Carme Pinós foi premiada com o Berkeley-Rupp Prize 2016, concedido pelo College of Environmental Design (CED) da UC Berkley e que oferece US$ 100 mil a um designer ou arquiteto que "tenha realizado uma contribuição significativa no avanço pela igualdade de gênero na arquitetura, e cujo trabalho enfatize o compromisso com a sustentabilidade e a comunidade." Além da quantia em dinheiro, o prêmio inclui também uma cadeira de um semestre, uma conferência pública e uma exposição no CED.
"Com grande prazer concedemos o Berkeley-Rupp Prize a Carme Pinós. Seu excepcional desenho, sua vibrante intelectualidade, sua dedicação à arquitetura pública e à paisagem no âmbito público, e seu apoio a um desenvolvimento econômico liderado pela mulher encarna tudo aquilo que nos esforçamos em cultivar com esse prêmio", comentou a Decana do CED, Jennifer Wolch.
Pinós iniciará sua residência no CED no primeiro semestre de 2018 e seu plano de pesquisa inclui uma nova intervenção arquitetônica em Burkina Faso, que servirá de base para um estúdio de um semestre.
A realização do Berkeley-Rupp Prize é possível graças ao legado de Sigrid Lorenzen Rupp, ex-aluno da UC Berkeley. Pinós é a terceira vencedora do prêmio, juntando-se a Deborah Berke (2012) e Sheila Kennedy (2014).
Mais informações aqui.
CaixaForum Zaragoza de Carme Pinós recibe el XXX Premio García Mercadal