O limite de velocidade em algumas vias de São Paulo -- notadamente as marginais Tietê e Pinheiros -- se tornou um tópico de discussão importante na campanha eleitoral de alguns candidatos à Prefeitura da cidade, alguns deles pretendendo, inclusive, reverter a redução da velocidade instituída na atual gestão do prefeito Fernando Haddad.
As propostas de aumentar o limite, no entanto, vão contra uma orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que vem sendo seguida por várias capitais pelo mundo para combater a epidemia de acidentes de trânsito. Segundo o órgão, a redução da velocidade diminui, comprovadamente, o número de acidentes (e, consequentemente, o de mortos e feridos) e melhora o fluxo do trânsito e qualidade do ar.
Estocolmo, na Suécia, foi a primeira capital a fazer a mudança, em 1997. Desde então, muitas outras cidades seguiram por este caminho. Em Nova York, por exemplo, a velocidade em vários bairros é de 32 km/h.
Leia aqui a matéria completa da UOL e conheça as estratégias empregadas em outras dez cidades no mundo para reduzir o limite de velocidade em suas ruas e avenidas.