- Área: 305 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tim Van de Velde
-
Fabricantes: Emsländer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada em um condomínio residencial com casas em estilo bangalô dos anos 60, rodeadas por dunas e próximas ao mar da Bélgica. Para fazer a casa estar de acordo com as demais casas do entorno e ao ambiente, e para responder as restrições da legislação, o projeto foi inspirado na tipologia de bangalô, que num primeiro olhar, parece uma casa térrea.
Além das restrições construtivas, os proprietários não tinham muitas demandas específicas: queriam morar no mesmo nível da rua, mas não queriam que os transeuntes pudessem ver os interiores. Também queriam que a casa oferecesse capacidade de convidar hóspedes e proporcioná-los conforto e privacidade.
O conceito da casa começa de um platô horizontal que se projeta sobre uma parede cônica de concreto. No pavimento inferior, do outro lado da parede, dois quartos secretos com pátios proporcionam um contrapeso ao platô horizontal. Essa abordagem responde às exigências aparentemente contraditórias dos clientes. A casa está situada em um novo platô de concreto oculta atrás da parede de concreto. É apoiada na plataforma, e assim se estende além da linha dos vizinhos, garantindo uma vista livre do terreno atrás da casa e parece se liberar dele.
O terreno original desce a altura de um pavimento se comparado com a parte posterior do jardim. A plataforma permite que os terrenos do entorno permaneçam naturais, outra restrição da legislação. As áreas principais de estar parecem flutuar sobre a paisagem, mas ainda assim conectadas com o nível da rua.
O platô cobre uma garagem localizada em um pavimento inferior. A rampa com uma escada de concreto próximos à inclinação do terreno levam à entrada de dois estúdios e a garagem. Por privacidade, os estúdios, banheiro e cozinha estão situados na frente da parede cônica. Um corte na superfície horizontal foi feita para que esses ambientes possuam um próprio pátio para proporcionar ar e luz. Desta maneira, ambos estúdios podem possuir grandes aberturas enquanto preservam intimidade e privacidade.
O posicionamento do bangalô no terreno cria grandes terraços para a residência (na parte posterior e também na frontal) que podem ser utilizados como terraço, protegido pela parede cônica. Esse espaço recebem uma composição de aberturas para ampliar a quantidade de luz natural, além de otimizar as vistas. Essa parede garante a privacidade dos residentes enquanto garante as vistas específicas selecionadas da rua e das dunas.