Três anos antes da Alemanha Invador a Polônia em 1939, Adolf Hitler ordenou a construção do maior resort turístico do mundo, localizado em um terreno na orla da ilha de Rügen. Os nazistas o chamavam de Prora.
Capaz de receber mais de 20 mil hóspedes, Prora foi concebida pra reconfortar o trabalhador alemão cansado de sua rotina na indústria. Segundo o historiador Roger Moorhouse, o resort também servia para compensar a mão de ferro da Gestapo -- um gesto pacificador para aproximar o povo alemão de Hitler.
Mas com o estopim da Segunda Guerra Mundial, a construção de Prora foi paralizada -- até agora.
Da queda do partido nazista até 2013, o resort não passava de uma casca de um edifício, porém, há três anos, a companhia imobiliária alemã Metropole Marketing adquiriu os direitos de remodelar Prora e construir no local luxuosas casas de veraneio.
As novas dependências ocuparão boa parte dos oito blocos que conformam resort, divididas entre Prora Solitaire Home e Prora Solitaire Hotel Apartments e Spa.
A Metropole espera concluir a remodelação até 2022, todavia, tanto os apartamentos como as casas de veraneio já estão à venda.
O partido do novo projeto tende a uma estética moderna. Apesar do tamanho e custo, os edifícios contarão com elevadores de vidro, piso aquecido e lavanderias coletivas. As unidades voltadas para a frente do conjunto terão vista para o Mar Báltico.