Um ano após a antiga cidade síria de Palmyra se destruída pelo Estado Islâmico, uma réplica feita a partir de impressão 3D de uma das estruturas mais icônicas da cidade começou sua volta ao mundo. Originalmente construída na praça Trafalgar em Londres, no mês de abril, a réplica do Arco do Triunfo de Palmyra chegou agora à Nova Iorque.
Com dois terços da escala da estrutura original, o arco reconstruído foi entalhado em blocos de mármore egípcio por uma equipe de robôs escavadores da Itália, que seguiram um modelo 3D do arco criado a partir de fotografias feitas antes da barbaridade em Palmyra.
Por séculos, o arco de 1.800 anos serviu como entrada para o Templo de Bel, centro da vida religiosa em Palmyra. Mesmo após a cidade ser abandonada, o monumento permanecia como um exemplo importante da arquitetura romana no Oriente Médio.
O Arco do Triunfo permanecerá em Nova Iorque por mais alguns antes de ser levado a Dubai.
O projeto é resultado de uma colaboração entre arqueologistas do Instituto de Arqueologia Digital da Universidade de Oxford e a UNESCO para preservar a arquitetura história de locais ameaçados através de sua digitalização e reconstrução.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Via the Guardian.