O jardim Boto Machado, em Lisboa, localizado próximo à Feira da Ladra em Campo de Santa Clara, receberá no próximo dia 21 de outubro um monumental mural com 52.738 azulejos pintados à mão pelo artista André Saraiva. Com 1.080 m² e 188 metros de extensão, os elementos coloridos e contrastantes do mural destacam a estética empregada por Saraiva. Os elementos cerâmicos foram produzidos pela indústria portuguesa Viúva Lamego através de técnicas artesanais de produção, sob direção do próprio artista.
O mural de Saraiva oferece uma reinterpretação da cidade de Lisboa, marcada pelo otimismo e poética que caracterizam sua obra. Em seu mural panorâmico, o artista narra o passado e presente de Lisboa mesclados com referências de suas cidades favoritas do mundo.
Dentre os ícones da cidade mostrados no mural estão o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, a ponte 25 de Abril, o Elevador de Sta. Justa e a praça de touros Campo Pequeno. Estes edifícios são colocados contra um fundo de tons brancos e azulados que conotam o céu português e o Rio Tejo.
O artista português, também conhecido como André, Monsieur A. ou Monsieur André, é autor de um grande número de obras reconhecidas em diversos museus e galerias de arte contemporânea do mundo e foi tema de uma exposição no MUDE, de Lisboa, em 2014.