Com o apoio de voluntários online da ONU, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) no Brasil coordenou a tradução para o português dos documentos temáticos da Terceira Conferência sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, também conhecida como Habitat III.
O evento – que teve início no dia 17 e acontece até 20 de outubro em Quito, no Equador – vai reunir representantes dos Estados-membros para a elaboração de uma nova agenda urbana para o mundo.
A última conferência do ONU-HABITAT sobre o tema aconteceu em 1996, quando mais da metade do mundo ainda não vivia em cidades. Atualmente, 54,5% da população mundial mora em centros urbanos.
De acordo com dados reunidos pela agência das Nações Unidas, cerca de 75% do futuro crescimento econômico da maioria dos países virá de cidades e regiões urbanas. Embora sejam fontes de riqueza, essas localidades concentram desafios consideráveis de habitação e infraestrutura.
Além de produzirem mais de 2 bilhões de toneladas em resíduos, as cidades são responsáveis por consumirem mais de três quartos de toda a energia produzida globalmente.
De 1990 a 2012, o número de pessoas em áreas urbanas sem acesso a saneamento registrou um aumento de 542 milhões. Cerca de 25% da população mundial ainda vive em assentamentos informais, sem acesso a serviços básicos.
Essas e outras informações estão disponíveis nas publicações temáticas que vão informar os debates da Habitat III. Além de apresentarem dados, os documentos também destacam necessidades de pesquisa e oferecem análises dos principais temas da Conferência.
Acesse os documentos em traduzidos para o português, aqui.
Via ONU BR