Até o dia 20 de outubro, a capital do Equador recebe a HABITAT III, conferência internacional promovida pela ONU onde estão sendo discutidas questões de habitação e desenvolvimento sustentável das cidades.
Dentre as atividades previstas, o Habitat Village é talvez a seção mais participativa da conferência, onde ruas e espaços públicos de Quito se transformaram em um território aberto para propostas urbanas inovadoras de gestão e desenvolvimento sustentável. Esta é a primeira vez em 60 anos desde a primeira Habitat de 1976 que a conferência promove o Habitat Village. Nesta edição, 42 propostas de intervenções foram selecionadas entre mais de 150 inscritos em categorias que vão desde o campo tecnológico à agricultura urbana, passando pela arte, participação comunitária, mobiliário urbano e mobilidade sustentável, que compõem este que é parte do legado da Nova Agenda Urbana em Quito.
O projeto intitulado oficialmente de I want to swim in my river - Machángara Beach é uma iniciativa de integrantes da rede de pesquisadores do INCITI, da Universidade Federal de Pernambuco que busca uma reflexão acerca do Rio Machángara, principal curso d’água que corta a cidade de Quito, hoje poluído. A intervenção tem como objetivo debater os processos de recuperação dos rios urbanos e suas margens, e demais espaços urbanos relacionados à água. É importante destacar que a atividade é inspirada nas ações que acontecem no Recife com o coletivo Praias do Capibaribe, aliados à metodologia de ativação de espaços públicos implementadas pelo INCITI.
O último domingo dia 16 foi a primeira intervenção, marcado por muitas pessoas desfrutando de uma verdadeira praia urbana nos espelhos d’água do Parque La Alameda, que contou com mobiliário específico de guarda sóis e cadeiras de praia que convidaram transeuntes a usufruir do espaço público junto aos corpos d’água e refletir sobre eles. Esta quarta feira dia 19 está prevista a última intervenção. Ela acontecerá das 10h às 20h no Parque El Ejido, próximo da maior concentração de atividades da Habitat III. O parque receberá atividades e o mobiliário característico criando ambientes para relaxamento, reflexão, e diálogo ativo estimulando o público a desfrutar e refletir sobre estes espaços em Quito.
Está na Habitat III? Programe-se e vá fazer sua contribuição!