O escritório Grimshaw divulgou novas imagens e um vídeo de seu projeto para o Pavilhão Sustentável na Expo 2020 Dubai. Com a intenção de "iluminar a engenhosidade e as possibilidades da arquitetura na medida em que a sociedade busca estratégias inteligentes para uma qualidade de vida sustentável", o pavilhão se une a projetos de Foster + Partners e BIG para criar as três principais estruturas da Expo, cujo masterplan foi desenvolvido por HOK.
Com a assessoria dos engenheiros de Buro Happold, o pavilhão se inspira nos complexos processos naturais como a fotossíntese para criar uma estrutura dinâmica capaz de captar energia solar e água fresca da umidade do ar. A forma chamativa e sistemas inovadores auxiliarão a mostrar aos visitantes a capacidade da arquitetura de se tornar autossustentável, inclusive em climas extremos.
O pavilhão também destacará o negligenciado mundo de vida selvagem encontrada no clima desértico dos Emirados Árabes Unidos, ilustrando as extraordinárias formas que a natureza é capaz de racionar a seu lugar.
Considerando a longevidade do uso como um aspecto de sustentabilidade, o pavilhão é projetado tanto para acomodar as grandes multidões esperadas na Expo 2020 e para continuar funcionado além da duração da Expo – a estrutura apresentará elementos flexíveis que permitirão que o edifício reduza o consumo de recursos uma vez que o período de alta tráfego se finalizar.
"Assim como os Emiratos Árabes Unidos se esforçam em se estabelecerem como líderes culturais a nível global, é importante que a Expo seja representada por um projeto que seja tanto funcional como revelador, utilizando a tecnologia para proporcionar uma distinta presença arquitetônica conduzida pela mensagem que tenta transmitir", disse Grimshaw em um comunicado de imprensa.
O projeto seguirá seu desenvolvimento com o apoio do novo escritório de Grimshaw em Dubai, fundado para desenvolver projetos no Oriente Médio.
Via Grimshaw.