Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que compartilhem conosco como se dá o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.
O projeto desenvolvido para o período das Olímpiadas Rio 2016 teve direção criativa da Nike e projeto técnico e execução da GTM cenografia. O espaço ocupa uma área de 600m² e foi inspirado em containers e galpões industriais. Projetado em estrutura metálica, com fechamento em telha metálica trapezoidal dupla, com tratamento térmico e o uso de soluções tecnológicas no interior. O cubo inserido no projeto, é uma instalação do artista e designer brasileiro Muti Randolph, um dos pioneiros em computação artística no país com projeções gráficas e coloridas. Conversamos com o arquiteto Daltro Mendonça da GTM Cenografia para saber os detalhes da escolha dos materiais e da execução da obra. Leia a seguir a entrevista:
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
DM: Vigas metálicas, telhas metálicas trapezoidais, chapas de metal corrugado, piso interno e forro estruturados em madeira, piso cimentício e placas vinílicas.
Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?
DM: Com o desejo do cliente de se ter uma atmosfera mais industrial, despojada, que remetesse ao universo dos portos, dos containers, optou-se pelo uso predominante do metal, seja como estrutura, seja como acabamento, ou mobiliário.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
DM: Detalhes e acabamentos que surgiram pela escolha do material, acabaram contribuindo para um design desejado. Por exemplo a escolha de assumir a telha trapezoidal no interior do espaço.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
DM: Em se tratando de um projeto que demandou cerca de 3 meses pra adequação e detalhamento, 20 dias de fabricação e 15 dias de montagem, a pré-fabricação e modulação que esses materiais permitiram foram fundamentais para a execução e conclusão da obra no prazo determinado.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
DM: Não, ao contrário. Os materiais escolhidos contribuíram pra velocidade e praticidade necessária à esse tipo de obra.
Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto?
DM: Não, desde o início da concepção, já se optou pelo metal como estrutura e fechamentos, que além da praticidade para modulação e montagem, ia de encontro à proposta estética.
Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
DM: No caso, por se tratar de materiais simples de uso comum, não houve fase de pesquisa, somente testes de trechos da estrutura e fechamentos, para validar efeitos e acabamentos.