Hoje, a Microsoft anunciou o mais recente produto da família Surface. Batizado de Surface Studio, o dispositivo é, basicamente, uma tela touch de desenho de 28 polegadas voltada para profissionais da indústria criativa, dentre os quais, arquitetos e designers.
Um dos aspetos mais importantes do dispositivo é sua dobradiça "anti gravidade" que permite posicionar a tela em qualquer ângulo entre completamente vertical e 20°, servindo mais como uma tablet. Segundo o The Verge, a tela de 13,5 megapixels -- com 192 pixels por polegada linear -- oferece uma qualidade de imagem 63% mais alta que uma televisão 4K, tudo isso em uma estrutura de 12,5 milímetros de espessura que está sendo proclamada pela Microsoft como o "monitor de LCD mais fino já produzido no mundo."
Internamente, o dispositivo tem todos os componentes de um PC. Voltado para um mercado que alto desempenho, o produto conta com um processador Intel i7, 32GB de memória RAM, 4GB dedicados à memória de vídeo e 2TB de armazenamento.
Além do dispositivo principal, a Microsoft também anunciou uma série de acessórios específicos para o Surface Studio. A tela funciona com a Surface Pen, que acompanha os produtos da família Surface, porém, a mudança mais notável para os designers é a inclusão de um Surface Dial, um pequeno cilindro que permite o acesso a diferentes opções do menu dependendo de onde é colocado sobre a tela.
Os preços anunciados pela Microsoft variam de US$ 2.999 para o modelo mais básico (256GB, i7, 8GB RAM) a US$ 4.199 para um modelo mais potente (1TB, i7, 16GB RAM). Todavia, a página da Microsoft listou algumas especificações tanto mais baixas (com processador i5, por exemplo) como mais altas (2TB, 32GB RAM), então, pode-se supor que uma ampla gama de modelos será lançada no futuro.