O escritório Diller Scofidio + Renfro foi selecionados como os vencedor do concurso internacional South Sea Pearl Eco-Island. O concurso, organizado pelo Governo de Haikou e HNA Infrastructure, foi coordenado por HNA Design e CBC (China Building Centre) e liderado pelo chefe consultor Vicente Guallart, ex-Chefe de Arquitetura de Barcelona, revisaram as 10 entregas dos escritórios participantes em projeto de um centro de turismo ecológico de 250 hectares em uma nova ilha construída na Baía de Haikou, Hainan, que terá moradias, um hotel, atrações turísticas e um porto com capacidade para dois grandes cruzeiros.
A entrega de Diller Scofidio + Renfro foi selecionada como a proposta ganhadora depois de várias rondas de votação por parte do jurado, composto por destacadas figuras arquitetônicas incluindo a Benedetta Tagliabue (IT) e Aaron Betski (EUA), superando as propostas do segundo o terceiro lugar de Foster + Partners e Morphosis.
Veja, a seguir, as demais propostas e comentários do júri.
VENCEDOR: Diller Scofidio + Renfro (EUA)
O júri considerou que o forte do projeto foi ser singular e claro na realização da Eco-ilha em seu conjunto. O projeto criou uma forma harmônica e icônica emergindo da paisagem, remetendo a uma cratera vulcânica e deu forma à ilha em uma estrutura continua que reúne de maneira compacta e eficiente resort, comércio e moradia. O projeto deixa o resto da ilha como um lugar para a aquicultura e agricultura, atividades do resort e instalações culturais.
SEGUNDO LUGAR: Foster + Partners (Reino Unido)
O júri valorizou o parque central que propuseram os arquitetos, acreditando que isto seria uma grande contribuição para o público e atrativo para os visitantes. Também elogiou o enfoque nas tecnologias inovadoras que permitem uma agricultura intensa e promete um desenvolvimento que poderia fazer um uso muito eficiente dos recursos. Ficaram encantados com a combinação de aprendizagem, recreação e a vivência que os arquitetos mostraram.
TERCEIRO LUGAR: Morphosis (EUA)
O júri gostou da formação da terra para criar um parque ondulado, a localização das moradias às margens da ilha, do terminal de cruzeiros e da área do porto interior.
FINALISTA: UNStudio (Países Baixos)
FINALISTA: IROJE Architects & Planners (Coréia do Sul)
FINALISTA: Office of Architecture in Barcelona Carlos Ferrater Partnership (Spain)
PROPOSTA ADICIONAL: Boston International Design Group, LLC (China)
PROPOSTA ADICIONAL: KuiperCompagnons (Países Baixos)
PROPOSTA ADICIONAL: CCDI (China)
PROPOSTA ADICIONAL: The Jerde Partnership Inc. (US)
O início das obras está previsto para o próximo ano, com conclusão prevista para 2017.
Notícia via Guallart Architects.