Uma loja de departamentos em Shenzhen, China, está atualmente passando um grande projeto de transformação que os arquitetos descrevem como "um novo projeto sustentável e icônico para a cidade." Concebido pela Aedas, o Shenzhen Luoho Friendship Trading Centre contará com um arranha-céu sobre uma base comercial de sete pavimentos "vibrante e porosa".
O projeto se localiza na região central de Luohu, e toma forma a partir do tecido urbano do entorno. Os contornos orgânicos e escalonados do embasamento comercial dialogam com as agitadas ruas em volta do empreendimento, como se a base fosse esculpida por estas forças dinâmicas. Além disso, o projeto busca inspiração em formas naturais, como afirma o escritório em um comunicado de imprensa:
A forma arquitetônica foi inspirada na natureza e imita a beleza de uma flor de lírio. A superfícies de vidro envolvem a torre e lembram as elegantes pétalas da flor.
As "pétalas" oferecem sombreamento para lazer e atividades nos terraços, e a paisagem integrada ao complexo criam importantes espaços verdes. Diversas varandas verdes pontuadas pela base comercial quebram o visual volumoso do edifício. Estas varandas verdes se estendem ao longo da face da torre, fazendo com que o edifício pareça um "oásis verde" no skyline da cidade.
Arquitetos
Localização
63 You Yi Lu, RenMin NanLu, Luohu Qu, Shenzhen Shi, Guangdong Sheng, China, 518040Diretor
Wai TangÁrea
130.000 m²Ano do projeto
2020Fotografias
Cortesia de Aedas
Notícia via Aedas.