Após um terremoto de 6.6 pontos de magnitude na escala Richter assolar a Itália na manhã da última sexta-feira -- o quarto a atingir esta região do país em apenas três meses -- diversas estruturas entraram em colapso ou ficaram severamente danificadas. Embora nenhuma morte tenha sido registrada, a BBC suspeita que mais de vinte pessoas tenham ficado feridas.
O tremor vem na esteira de outro terremoto, de magnitude 6.2, que assolou uma região próxima em agosto deste ano, deixando 300 mortos e devastando diversas cidades e vilas. É provável que a evacuação de edifícios considerados vulneráveis às atividades sísmicas na região tenha salvado vidas no sismo de sexta-feira.
Danos estruturais próximos ao epicentro
Dentre as estruturas atingidas estão a Basílica de São Benedito e partes do monastério de Norcia, que foram quase inteiramente destruídos. Nenhuma morte foi registrada nesses locais.
The Basilica of St. Benedict is destroyed, flattened by most recent earthquake. #Terremoto pic.twitter.com/GQDl64LhFn
— The Monks of Norcia (@monksofnorcia) October 30, 2016
Italy hit by another #earthquake https://t.co/DHkIWVvc6r pic.twitter.com/GCNKUSGX8A
— BBC News (World) (@BBCWorld) October 30, 2016
Danos estruturais em Roma
Os tremores foram sentidos até em Veneza e próximos a Roma -- cerca de 171km de distância do epicentro do terremoto. Na capital italiana, o sistema de metrô foi fechado por precaução e uma série de importantes obras sofreram danos consideráveis.
Segundo o jornal La Repubblica (Roma), várias rachaduras e trincas apareceram (e algumas existentes aumentaram) nas paredes da Basílica de San Paolo, que, além disso, teve suas cornijas derrubadas com os tremores. A Basílica de San lorenzo também foi temporariamente fechada após fragmentos de "entulho" caírem nos corredores. A Igreja de Sant'Ivo alla Sapienza (La Sapienza), projetada por Francesco Borromini e concluída em 1660, sofreu danos estruturais em seu icônico domo.
Estas edificações, juntamente de muitas outras de similar importância histórica e cultural, estão passando por vistorias técnicas. O Coliseu e o sítio arqueológico do Fórum Romano foram completamente inspecionados e já foram reabertos para visitação.
Via La Repubblica (Roma), BBC
Experts Fear Massive Losses of Historic Italian Architecture Following Magnitude 6.2 Earthquake