Mais do que acompanhar as políticas públicas, é preciso atuar proativamente. E é nesse sentido que cidadãos de São Paulo se mobilizaram para propor novas conexões para a ciclovia “Ceagesp-Parque Ibirapuera” – conhecida como Ciclovia da Faria Lima, mas que hoje já vai muito além da avenida de mesmo nome.
Em 2016, quase 1 milhão de viagens por bicicletas terão sido feitas em apenas um dos trechos por onde passa a ciclovia, segundo estimativa baseada em dados da Prefeitura de São Paulo e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Como o potencial é que tal uso aumente e como existem outros eixos cicloviários no entorno, a Ciclocidade e o GT de Mobilidade do CADES Pinheiros (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) apresentaram no dia 13/9, durante a reunião trimestral do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, uma solicitação para que importantes conexões cicloviárias sejam realizadas na nova estrutura.
Dentre as propostas, estão:
- a conexão com a avenida Jaguaré por meio de uma nova ciclovia sobre a Ponte Jaguaré;
- a conexão com as ciclovias da Universidade de São Paulo por meio de uma nova infraestrutura cicloviária sobre a Ponte Cidade Universitária e via a ciclopassarela ao lado da Ponte Bernardo Golfard, que já foi discutida e planejada;
- a conexão com a ciclovia da avenida Eliseu de Almeida por meio das obras mencionadas acima e de novas infraestruturas cicloviárias nas ruas Butantã e Alvarenga;
- conexões até as estações Butantã (Metrô/Ônibus) e Pinheiros (Metrô/CPTM/Ônibus) por meio de novas infraestruturas cicloviárias que cheguem nestes locais e também permitam pedalar no seu entorno;
- melhorias na iluminação, arborização e sinalização ao longo dessa ciclovia.
O pedido foi aprovado por unanimidade pelo grupo gestor e as solicitações seguiram para detalhamento de projeto e análise. Diversos conselheiros elogiaram os pedidos e a sua fundamentação, bem como a atuação das duas entidades neste grupo gestor e em outros fóruns.
O mapa com as propostas pode ser visto na imagem acima e o documento completo, já com detalhamento financeiro, pode ser visto neste link. O detalhamento do projeto deverá ser analisado e deliberado na próxima reunião do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, em dezembro.
Na mesma reunião, o GT de Mobilidade do CADES entregou um Plano Conceitual de Corredores Verdes para a Operação Urbana Faria Lima. As propostas do plano também podem ser vistas no link para o documento completo. O plano de corredores verdes contou com o apoio da Ciclocidade e de mais outras 20 entidades.
Tais avanços representam grandes conquistas para a conectividade da rede cicloviária e para a saúde da população. O financiamento está disponível via Operação Urbana, que tem como um dos objetivos promover melhorias estruturais, sociais e ambientais.
Via: Vá de Bike