O projeto Liaisons de MOB Architects foi selecionado para o Festival Mundial de Arquitetura (World Architecture Festival) na categoria Projetos Futuros / Residenciais e ganhou na categoria Residencial para a edição de 2016 do AR MIPIM Future Projects Awards.
Projetado para o concurso MOLEWA (Mount Lu World of Architecture), Liaisons é um projeto residencial em Ruichang, China, próximo ao "Flower Ocean Garden", um dos maiores parques temáticos florais do mundo.
Inspirado no conceito do florescimento, o projeto centra-se na introdução de uma essência florescente no bairro, analisando as propriedades florais e vegetais em pixels e convertendo-as em padrões, que são aplicados em arranjos e princípios de organização espacial.
O projeto é desenvolvido em seis áreas que são definidas por diferentes cores de flores (roxo, rosa, vermelho, laranja, amarelo). As áreas aparecem com materialidades diversas ao longo das superfícies horizontais e verticais (por exemplo, nas zonas de circulação, no projeto de paisagismo, nas fachadas, etc.). A sucessão de cores permanece a mesma em toda a altura total dos edifícios, mas o limite específico entre as áreas varia de pavimento para pavimento - explicou o arquiteto em um comunicado à imprensa.
Em cada uma dessas áreas, camas de flores que florescem durante todo o ano cobrirão o paisagismo, bem como terraços semi-públicos em todo o edifício.
As estratégias de projeto ativas e passivas são utilizadas para melhorar a sustentabilidade. Por exemplo, o edifício aproveita a orientação ótima de sul, utiliza energia geotérmica e energia solar, e coleta água pluvial para rega das plantas.
Notícia via MOB Architects.