- Área: 4735 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Bart Gosselin, Frederik Vercruysse
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao provocar ação e reação entre o passado e o presente por meio da arquitetura contemporânea, a reforma deste bloco de edifícios históricos se adere a este princípio evolutivo.
O novo empreendimento, Melano, está situado entre Hooghus e Sweert. Este edifício de apartamentos é inclinado, criando uma tensão específica pelo vão no primeiro pavimento.
Terraços cobertos criam um diálogo com a bidimensionalidade das fachadas históricas. As aberturas verticais para iluminação chamam atenção na fachada e celebram a vida moderna, além de iluminarem as ruas durante a noite e, assim, criar uma interação com o espaço público.
Este edifício também é chave para a reestruturação do terreno. Conforme a água encontra um caminho sinuoso através da paisagem, este projeto é penetrável. O novo edifício proporciona um caminho, por meio de um ponto de contato com Hooghuys, por um beco desemboca no pátio posterior.
O novo jardim é uma alusão ao jardim Hooghuys, um jardim histórico presente na memória da cidade.
O muro foi quebrado no térreo para permitir o acesso ao mercado de peixes através de uma zona semi-pública que sucede à área de jogos que antigamente foi o jardim Hooghuys. Habitantes da cidade são atraídos a um lugar de pequenas vias e praças.