O escritório Weston Williamson + Partners venceu um concurso internacional para uma "Cidade da Ciência" de 125.000 metros quadrados ao longo da borda oeste de Cairo, no Egito, superando Ngiom Partnership e Zaha Hadid Architects. O projeto será construído a partir do zero sobre o deserto em torno da cidade, e servirá como um museu de ciência do século 21 e um novo instituto nacional para a inovação científica. O concurso pedia um masterplan integrado e um projeto conceitual que expressassem "uma visão particular da procura por conhecimento e da busca pela ciência".
O júri selecionou o projeto vencedor por sua compreensão global e identidade, bem como sua capacidade de ser inteligentemente construído em fases.
"Este projeto foi o que melhor respondeu aos desafios do edital. O projeto é sutil mas rico. Envolve vários níveis de planejamento ", disse o júri em um comunicado. "Mostra uma mistura de aspectos de vários dos" tipos "que eram tão visíveis: o círculo, o estriamento, a berma (ou duna), o aparato legível de desempenho sustentável, o complexo de pátios, o oásis, etc. Mas o impacto global é de uma composição unificada de grande elegância e requinte ".
Continue lendo para saber mais sobre o projeto de Weston Williamson e ver imagens de todas as propostas vencedoras.
Vencedor: Weston Williamson + Partners
Do júri: O projeto compreende muito do local e tem o potencial de ser muito bonito e produzir uma rica série de trabalho, exibições e ambientes de aprendizagem. O esquema básico e o conceito do projeto arquitetônico são impressionantes, a organização, o faseamento lógico, o desempenho ambiental promissor, e´a imagem muito forte, mas sem grandiosidades desnecessárias.
Embora organizado em forma circular, o projeto pode ser realizado em três etapas, com o início a partir da seção central e crescendo como asas. Assim, ele fornece uma solução de projeto para o problema de faseamento da construção que o júri considerou uma ideia racional e viável.
O Projeto possui uma multiplicidade de copas circulares de vários tamanhos, de tipo guarda-chuva, de vários tamanhos, apoiadas em colunas únicas, proporcionando uma "paisagem de pilares" simbólica e um terraço superior elegantemente sombreada por nuvens artificiais. Também oferecem oportunidades de coleta de água e de energia solar.
2º Lugar: Ngiom Partnership
3º Lugar: Zaha Hadid Architects
4º Lugar: Gansam Architects
Menção Honrosa: Tsampikos Petras & Georgios Chousos
Menção Honrosa: Joaquim Caetano de Lima Filho, Daniel Henrique Ribeiro, Giliarde Silva, Guilherme Oliveira, Lucas Moretti e Raissa Shizue
Menção Honrosa: Francisco Jorquera
Menção Honrosa: Whitespace Architects
Julgado por um painel de acadêmicos de nível mundial e empresários de ciência, o concurso aberto, de uma etapa, foi organizado pela Bibliotheca Alexandrina, que agora trabalhará com o escritório Weston Williamson + Partners para desenvolver os detalhes do projeto e definir um cronograma para realização.
Notícia via Weston Williamson + Partners, Bibalex.