Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Aalter, a Casa Kiekens emerge de uma paisagem impressionante e funciona como a casa de um casal e seus convidados em uma atmosfera acolhedora e de paz.
A casa é colocada na mesma posição onde os antigos armazéns eram situados, em frente à entrada da rua. Desta forma, o caminho para chegar à porta da frente se prolonga na casa e, sob o teto inclinado, obtêm-se uma recepção íntima em contraste com a grande escala da casa e das árvores.
A casa é composta de dois volumes separados caracterizados por seus telhados inclinados, em contraste com o telhado e terreno planos. De um lado, o menor volume acomoda o depósito, o acesso ao porão e ao escritório. De outro lado, o maior volume contém a entrada, a sala de estar e, no primeiro andar, um loft / estúdio para os visitantes.
Um volume extra, menor em escala e com um telhado plano, conecta ambos os volumes. A cozinha e sala de jantar estão situados entre os dois blocos de frente para o jardim, enquanto o quarto e o banheiro estão escondidos da rua para ter mais privacidade.
O alumínio preto e a madeira foram escolhidos para os volumes de conexão, para dar uma ambiência acolhedora à entrada e ao dormitório. A fim de não delimitar a transição do exterior para o interior e dar uma sensação de estar no lado de fora, as janelas vão de piso a teto.
Tijolos marrons compridos e telhas no telhado são os materiais escolhidos para os volumes inclinados, desta forma não parece haver uma quebra entre as paredes e o telhado. Três grandes janelas se destacam, como grandes olhos, para contemplar a paisagem e dar uma personalidade forte à casa.