O Museu Nacional em Szczecin, projetado por Robert Konieczny + KWK Promes, foi eleito o Edifício do Ano 2016 no World Architecture Festival (WAF) em Berlim. O projeto consiste em um museu subterrâneo sob uma praça pública adjacente à Filarmônica de Szczecin do Estúdio Barozzi Veiga.
O Museu Nacional se tornou o nono projeto a receber o título de World Building of the Year. No ano passado, o prêmio foi atribuído ao projeto "The Interlace" do OMA e Büro Ole Scheeren.
Foram também anunciados os projetos vencedores nas categorias Future Project, Landscape, and Small Project. Veja, a seguir, os comentários do júri.
Edifício do Ano:
Museu Nacional em Szczecin - Dialogue Centre Przełomy / Robert Konieczny + KWK Promes
O júri, presidido por Sir David Chipperfield, comentou:
“Este projeto enriquece a cidade e a vida urbana. Ele lida com um terreno com três histórias: o pré-Segunda Guerra Mundial, o período de destruição da guerra, e o desenvolvimento do pós-guerra, que deixou um vazio significativo no meio da cidade.
Trata-se de uma de topografia, além de um museu. Ir ao subsolo é explorar a memória e arqueologia da cidade, enquanto que na superfície, a face pública do edifício pode ser interpretada e utilizada de vários modos."
Projeto Futuro:
Escola Primária em South Melbourne / Hayball
Este projeto é um novo modelo de escola vertical que responde ao um contexto intra-urbano específico em uma área de renovação urbana. Acomodando 525 alunos, a nova escola será um componente integral do projeto de renovação, proporcionando educação e um foco comunitário para a região.
O júri, composto por Kim Nielsen, Ole Scheeren e Coren Sharples, selecionou o projeto pelo "modo como o espaço interpreta e promove a pedagogia", elogiando-o pelo modo como conecta os diferentes espaços de aprendizado internos e externos.
Projeto de Pequena Escala:
Pavilhão de Bambu ZCB / Escola de Arquitetura de Hong Kong - Universidade Chinesa
Construído com 473 varas de bambu amarradas in loco a partir de uma técnica chinesa de montagem de andaimes, o projeto foi elogiado por ser "um excelente resultado arquitetônico" e um "brilhante exemplo de modelagem e simulação de ponta combinado com uma encantadora técnica tradicional."
Projeto de Paisagismo:
Reserva Kopupaka, Auckland, Nova Zelândia / Isthmus
O projeto é um parque híbrido, onde a reserva de água da chuva foi combinada com um parque urbano, playground e pista de skate. Os jurados elogiaram o projeto por ser "uma tradução bem sucedida das tradições maori; poético e imaginativo na criação de uma paisagem que captura a alma da natureza dessa região."
Via WAF.