Com sua fachada ondulante e seu telhado escultórico surrealista, a Casa Milà de Antoni Gaudi parece mais orgânica do que artificial, como se tivesse sido esculpida diretamente do chão. Conhecida como La Pedera, o edifício foi inspirado pelo movimento modernista, na versão espanhola do Art Nouveau.
Construído em 1912 para Roser Segimon e Pere Milà, o edifício é dividido em nove níveis: subsolo, piso térreo, mezanino, piso principal, quatro andares superiores e ático. O piso térreo funcionou como a garagem, o mezanino para entrada, o piso principal para Milàs, e os pisos superiores para alugar. O edifício abrange dois pátios internos, resultando em uma planta baixa em forma de oito. No telhado está o famoso terraço escultural. Na prática, ele abriga claraboias, escadas de emergência, ventiladores e chaminés, mas o envelope de cada função assume uma qualidade escultural autônoma, tornando-se parte do próprio edifício.
Estruturalmente, o edifício é dividido entre estrutura e pele. A fachada de pedra não tem função estrutural alguma. Vigas de aço com a mesma curvatura apoiam o peso da fachada, anexando-se à estrutura. Isso permitiu a Gaudi projetar a fachada sem restrições estruturais e, em última instância, possibilitou sua concepção de uma fachada continuamente curvada. A estrutura que sustenta o telhado também permite uma geometria orgânica. Composto por 270 arcos parabólicos de tijolos de alturas variadas, a estrutura nervurada tipo espinha cria uma topografia variada sobre ela.
Formalmente, a fachada pode ser lida em três cortes: a fachada da rua, abrangendo o piso térreo; a fachada principal, incluindo os pisos principal e superior; e a estrutura do telhado, que abriga o ático e suporta o jardim da cobertura. Feita de blocos de calcário, a curva da fachada principal tem uma qualidade pesada e texturizada orgânica. Acima dela há um volume curvilíneo sobre a qual surgem esculturas antropomórficas surrealistas. Sua presença contribui para o dinamismo quase fluido da estética do edifício.
A Casa Milà, que foi em última análise um edifício polêmico, contribuiu grandemente para o movimento modernista e o modernismo como um todo. Empurrou os limites formais de retilinearidade e, como Gaudi intencionalmente apoiou-se nas formas naturais e orgânicas, inspirou significativamente práticas de biomimética. Gaudi era um gênio da estrutura e da forma, e a Casa Milà atesta isso.
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Arquitetos: Antoni Gaudi, Antoni Gaudi; Antoni Gaudi, Antoni Gaudi
- Ano: 1912
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Fotografias:Samuel Ludwig, Usuario de Flickr: jacqueline.poggi, Gideon Jones
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Fabricantes: FAPRESA, Gradhermetic, Proquinal, Spradling México