O único projeto de Tadao Ando no Reino Unido, o "Pavilhão Japonês" nos Piccadilly Gardens, em Manchester, será demolido como parte de um projeto de remodelação da praça, estimado em 10 milhões de libras esterlinas.
Construído em 2002 como parte de um restruturação da praça, o pavilhão assume a forma de uma longa parede de concreto cinza no limite sudoeste do parque, acusado pelos críticos de dividir o espaço público, que o descrevem como "sombrio e deprimente", comparado ao Muro de Berlim.
A proposta de demolir o pavilhão vem na sequência de vários anos de chamadas públicas para a remodelação dos jardins. Seis meses atrás, uma petição de 20 mil assinaturas para derrubar o muro foi apresentada ao conselho da cidade de Manchester.
Em 2013, o próprio Ando admitiu que o projeto poderia usar alguns artifícios para ficar mais vibrante, sugerindo cobrir a estrutura com vegetação.
"Para mim, só porque o edifício está construído não significa que esteja concluído ou em sua forma final", disse o arquiteto.
Nos novos planos, o pavilhão seria substituído por uma estrutura semelhante, mas muito mais aberta, que abrigará uma série de bares e restaurantes e contará com uma cobertura verde.
Saiba mais sobre o projeto e sua possível substituição, aqui.