“Me conta um segredo?” é uma obra de arte pública temporária, um mobiliário urbano interativo criado para o URBE 2016. Composto por 5 bancos de madeira, desenhados para estimular o coletivo, situados no meio da Praça Coronel Fernando Prestes no Bairro do Bom Retiro, reduto de imigrantes na cidade de São Paulo. Um sexto móvel, em formato de câmara, contendo um telefone antigo e uma frase “Me conta um segredo?” convida os passantes a entrarem e compartilharem suas histórias. Tais segredos são armazenados num computador e randomicamente são transmitidos dentro dos móveis, através de caixas de som em seu interior. A cor desse mobiliário se originou num processo de miscigenação das bandeiras dos principais imigrantes da região, como Coréia do Sul, Grécia, Bolívia, Itália e Haiti.
Ao anoitecer, os móveis se transformam em esculturas de luz, que vibram e mudam de cor em tons quentes conforme o volume do áudio vária. As luminárias de LED dentro dos móveis ampliam a experiência da obra para todo o entorno, criando uma paisagem onírica numa praça de poderes, que durante o período da Ditadura Militar no Brasil foi alvo de grande repressão e tortura.
A obra é um desdobramento das investigações do Estudio Guto Requena sobre emoções, memórias e tecnologias digitais no design. Um convite à reflexão sobre os limites invisíveis e simbólicos do privado e do público. Uma experiência que busca adicionar camadas poéticas ao cotidiano urbano.
ME CONTA UM SEGREDO?, por Alssandra Marder – Curadora URBE
“Me conta um segredo?” é o provocativo nome da obra apresentada pelo arquiteto, urbanista e escritor, Guto Requena, na segunda edição do URBE. Composto por um conjunto de mobiliários urbanos interativos, o trabalho retoma o eixo de investigação central da pesquisa do artista que busca romper as fronteiras do design, da arquitetura e do urbanismo, utilizando tecnologias digitais para resignificar histórias e emoções da vida urbana.
Partindo de um convite aos passantes para que compartilhem um segredo de sua intimidade, gravado de maneira anônima na peça central “Câmara Coletora de Segredos”, a complexidade da obra vai tomando forma e expressão na medida que transfigura-se num emaranhado transcultural de memórias e individualidades, materializado por meio de um jogo interativo de som e luz que transborda dos demais mobiliários que compõem a instalação.
A pintura aplicada aos móveis - resultado da combinação das cores das bandeiras dos países dos principais grupos de imigrantes que povoaram o bairro do Bom Retiro – reforça as camadas simbólicas de conexão do trabalho com seu público e território.
Num primeiro momento fica clara a intenção do artista em atrair a atenção para a praça Coronel Fernando Prestes e seu alto potencial de requalificação e pertencimento a cidade e seus moradores. Já um segundo olhar mais atento, suscita ainda sua vocação para discussão da prática do urbanismo feito de modo colaborativo, amparado pelas novas tecnologias, e pela crescente necessidade de reinventarmos a espacialidade de nossas cidades, amparando novas maneiras de convivência e resgate da autoestima e identidade dos seus personagens.
“Me conte um segredo?” parte da idéia de integrar e desvelar memórias e narrativas do individuo e do coletivo, para o complexo campo de exploração do hibridismo entre urbanismo e arte, como um agente de redefinição da nossa vida diária nos grandes centros urbanos. Um convite para que cada um de nós possa estabelecer novas formas afetivas de recriar o cotidiano de nossas cidades.
Sobre o URBE
URBE – Mostra de Arte Pública 2016 acontece de 12 a 27 de novembro, no bairro do Bom Retiro, cujas ruas são tomadas por obras de Guto Requena, Anaisa Franco e Iara Freiberg, com curadoria de Alessandra Marder, Felipe Brait e Reinaldo Botelho.
O URBE se apresenta como uma plataforma perene de criação, pesquisa e organização que promove reflexões nos campos da arte, da cidade, da arquitetura e do urbanismo. Buscando investigar a problemática do lugar como organismo vivo, território da atividade humana, da produção cultural e matriz da vida social, econômica e política, a iniciativa propõe, por meio de práticas artísticas, dar outros sentidos para a ocupação do espaço público, apresentando trabalhos e conceitos inovadores, mediando a relação sujeito-obra-trajetos, gerando camadas de interação com o circuito e fornecendo uma perspectiva transversal de arte pública nos modos de perceber a cidade. Assim, o objetivo é mapear e pesquisar territórios na esfera pública e, ao mesmo tempo, estimular transformações sociais que integrem a comunidade num diálogo de interesses convergentes entre agentes culturais, ambientais, econômicos e sociais.
URBE – Mostra de Arte Pública 2016
- De 12 a 27 de novembro
- Bairro do Bom Retiro, São Paulo
- Instagram: @mostraurbe
- Facebook: www.facebook.com/mostraurbehttps://www.facebook.com/mostraurbe
- Site: www.urbe.org.br/http://www.urbe.org.br/
Ficha técnica:
- Autor: Guto Requena
- Desenvolvimento: Bruno Baietto
- Interação: Fernando Fabbrini
- Iluminação: Phillips Lighting
- Montadora: Gtm Cenografía
- Curadores: Alessandra Marder, Felipe Brait, Reinaldo Botelho
- Agradecimentos: Cinnamon, Instituto Upload and In.Vertice