Em comentário ao Architect's Journal, o arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa - jurado do Prêmio Pritzker 2014 - demonstrou preocupação em relação aos planos do Guggenheim de construir uma nova filial na cidade de Helsinki.
O projeto enfatiza uma visão consumista e turística da arte em detrimento da tarefa cultural e humana da arte. Em vez de reforçar as tradições e práticas artísticas locais, o projeto reforça a já duvidosa globalização e comercialização da arte. Os fundos públicos poderiam claramente ser usados de maneira mais inovadora e eficiente para apoiar a cultura artística finlandesa.
A crítica de Pallasmaa vem na esteira da recente sugestão de Anders Adlercreutz, arquiteto e membro do Parlamento Finlandês, e Jonathan Glancey, crítico de arquitetura, de que um segundo concurso deveria ser realizado para um novo projeto em um local diferente. Eles afirmaram que a proposta vencedora de Moreau Kusunoki Architect é o "edifício errado para o terreno errado", publicou o AJ.
Veja a opinião de Pallasmaa na íntegra e saiba mais sobre a polêmica do Guggenheim Helsinki na página do Architects' Journal.