A Blue Crow Media, em colaboração com Matthew Tempest, produziu mais belíssimo trabalho de mapeamento -- desta vez da arquitetura moderna em Berlim. Repleto de edifícios do século XX, o Modern Berlin Map destaca os detalhes de cinquenta importantes edifícios da cidade.
Matthew Tempest disse - Nenhuma cidade do século XX tem mais fantasmas que Berlim -- e eles vivem em seus edifícios. Do expressionismo kafkiano às fábricas e igrejas da era Weimar, os monumentos do Terceiro Reich e o pós-guerra, com o comunismo e capitalismo encarando um ao outro através de seu mais famoso edifício -- o Muro de Berlim -- até as menos conhecidas estruturas brutalistas e futuristas do socialismo.
Cada edifício mostra as diversas formas de modernismo: expressionista, Bauhaus, fascista, soviético, brutalista, racionalista, pós-modernista etc. Estruturas como o Horseshoe Estate, de Bruno Taut, a Unidade de Habitação de Berlim, de Le Corbusier ou o Estádio Olímpico do Terceiro Reich compõem este novo mapa. A história especialmente complexa de Berlim criou uma fascinante sobreposição de estilos arquitetônicos que o tecido urbano tratou de preservar.
"Seu renascimento como a capital cultural europeia vem com um passado sanguento e fraturado."
O mapa -- quinta publicação desse tipo pela Blue Crowe Media -- é impresso em ambos os lados e conta com uma introdução sobre a Berlim do século XX na frente e uma cartografia no verso.
Via: Blue Crowe Media