No marco do Mayors Summit C40 na Cidade do México, Bloomberg Philanthropies divulgou as 5 cidades vencedoras do Mayors Challenge 2016, uma competição que encoraja as cidades da América Latina e do Caribe a criar ideias audaciosas que solucionem desafios urbanos, melhorem a vida nas cidades e tenham potencial para serem implantadas em outros lugares. As soluções propostas pelas 20 cidades finalistas abordaram uma diversidade de temas, incluindo mobilidade urbana, desemprego juvenil, corrupção, manejo de resíduos, saúde pública e inclusão social e econômica para comunidades marginalizadas.
São Paulo recebeu o primeiro prêmio de 5 milhões de dólares da terceira edição do Mayors Challenge após apresentar seu plano para aumentar o rendimento dos agricultores e reduzir a expansão urbana não planejada. Santiago (Chile), Medellin (Colômbia), Guadalajara (México) e Bogotá (Colômbia) foram as outras quatro cidades que ganharam prêmios de $ 1 milhão de dólares cada uma para implementar as suas ideias e gerenciar o seu desenvolvimento.
Mais informações sobre as propostas de São Paulo e as outras 4 cidades vencedoras, a seguir.
Vencedora do primeiro lugar / São Paulo, Brasil
Desenvolvimento Econômico: Criar uma via de intercâmbio linear que conecte a crescente demanda local de produtos de granjas locais por parte de restaurantes, mercados e escolas, com produtores dos arredores da cidade que tenham dificuldades para prosperar, a fim de abordar uma deficiência do mercado
Vencedora / Santiago, Chile
Saúde Pública: Usar desafios em toda a cidade para incentivar grupos de vizinhos a colaborarem em conjunto para reduzir a obesidade infantil; as comunidades ganham pontos que podem ser usados para financiar infraestruturas cidadãs e espaços de lazer.
Vencedora / Medellin, Colômbia
Segurança pública / emponderamento financeiro: Reduzir a demanda de empréstimos ilegais que financiam o crime organizado criando cooperativas locais que ofereçam empréstimos comerciais a juros baixos e conexões com fontes de emprego.
Vencedora / Guadalajara, México
Transparência / eficiência do governo: Atacar a corrupção ao agilizar os requisitos legais para projetos de construção através de uma nova aplicação de georreferenciamento que cataloga publicamente os nomes dos negócios, as plantas, as licenças e pagamentos, diminuindo os tempos de processamento e aumentando a transparência.
Vencedora / Bogotá, Colômbia
Educação: Duas vezes ao dia, a cidade aproveitará todos os meios de transporte, instalações públicas, voluntários e a história cultural da cidade para melhorar e reduzir os extensos tempos de deslocamento para as crianças das escolas
O comitê de seleção 2016 foi formado por especialistas em inovação e política urbana da América Latina e do Caribe, como Carolina Avalos Burgos de El Salvador, Ilona Szabó De Carvalho do Brasil, Jose Castillo do México, Marta Cruz da Argentina, Manny Diaz dos Estados Unidos, Catalina Escobar da Colômbia, Sascha Haselmayer da Dinamarca, Mauricio Hernández-Ávila do México, Ellis J. Juan da Venezuela, Fuad Khoury do Peru, Juan Felipe López Egaña do Chile, Beth Simone Noveck dos Estados Unidos e Tiago Peixoto do Brasil.