O escritório Zaha Hadid Architects foi anunciado como vencedor de um concurso internacional para projetar um novo estádio de futebol para a equipe inglesa Forest Green Rovers. Entre mais de 50 propostas de todo o mundo, ZHA foi selecionado por seu projeto totalmente de madeira. Quando concluído, o estádio será o primeiro do mundo a ser feito inteiramente desse material.
"A Forest Green Rovers tem uma visão holística para o terreno, visando manter suas qualidades rurais e oferecendo novos equipamentos para a cidade. Tendo o estádio como peça central, o projeto cria um novo espaço público com uso recreativo e ocupacional, permitindo que todo o terreno contribua para a cidade - não só nos dias de jogo, mas ao longo de todo o ano", disse Jim Heverin, Diretor do ZHA.
A escolha de um material natural para o estádio está alinhada com o conceito ambientalmente consciente do projeto - a estrutura de madeira garantirá que o estádio tenha a menor pegada de carbono entre todos os estádios do mundo. Praticamente todos os elementos serão construídos com madeira de origem sustentável, incluindo a estrutura, a cobertura e os elementos de sombreamento.
Além disso, a cobertura do estádio será composta por uma membrana transparente que, segundo o escritório, "contribui para o crescimento da vegetação, minimiza as sombras muito duras para jogadores e reduz o impacto volumétrico do estádio na paisagem."
O novo estádio é a peça central do Eco Park, um novo empreendimento de 100 acres e 100 milhões de libras esterlinas, que terá também outras instalações desportivas de ponta e um centro para a ciência dos esportes. O estádio será construído em duas etapas, aumentando o número de assentos de 5.000 para 10.000.
News via Zaha Hadid Architects.